NEWS

News

cidade

ESTIAGEM EM P.VERDE FOI DESTAQUE NO GLOBO RURAL

A estiagem em Poço Verde foi destaque na edição deste domingo,21, no programa Globo Rural. Confira o teor da matéria publicada no site do G1.


"Olhando de longe até parece que a plantação vingou, mas de perto, a lavoura de feijão de José Carlos dos Santos, no município de Poço Verde, está quase toda perdida. O agricultor esperava colher 1,2 mil kg por hectare, mas a espera será em vão. “Não vai dar nem 150 kg por hectare, a perda é enorme”, diz.

O prejuízo atingiu cerca de 3 mil pequenos agricultores do município de Poço Verde, o principal produtor de feijão de Sergipe, tudo por causa da estiagem.

Os pés de feijão até cresceram, estão no tamanho certo. O problema é que faltou chuva na floração, quando a planta mais precisa de água, aí as vagens não se desenvolveram. Em uma área, por exemplo, que tem 35 hectares, tudo está perdido.
Entre junho e julho, choveu 60 milímetros, quando a média é de 100.

Na roça de Ronaldo da Cruz, as vagens que se formaram, não tiveram grãos suficientes e nos 100 hectares que ele plantou, só 10% do esperado deve ser colhido.
As perdas na safra devem ser maiores que 60%. “A gente imaginava mais de 10 mil toneladas de feijão esse ano e não vamos ter essa produtividade”, explica Luiz Alberto, técnico agrícola.

Com menos produto, a cotação do feijão subiu. Este ano, a saca de 60 quilos está sendo vendida, em média, por R$ 350, enquanto o ano passado saia por R$ 120.

Além de Poço Verde, outros nove municípios de Sergipe decretaram situação de emergência por causa da seca".(fotos:divulgação)
ESTIAGEM EM P.VERDE FOI DESTAQUE NO GLOBO RURAL Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:52 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.