NEWS

News

cidade

CEPJO TRAZ A DITADURA COMO TEMA DO XIV JOGOS INTERNOS

A espera foi longa mas o resultado como sempre foi de boas expectativas. Acostumado com a euforia de outros desfiles no contato com o público, o tema da edição dos XIV JOGOS INTERNOS 2013 do CEPJO caiu como uma luva para o enquadramento dos mais afoitos. Bem alinhados e focados no propósito da escola, estudantes desceram à avenida no final de tarde desta segunda-feira (11) levando o tema da "Ditadura militar: uma incômoda memória" na ponta dos pés. Com slogans remetendo a época de 64 a 85, o Colégio Estadual Prof. João de Oliveira voltou no tempo com pelotões do exército, marinha e aeronáutica bem como alas que provocaram a abertura da democracia no país.

Duas bandas marciais acompanharam o desfile até à chegada no início da noite em frente à capela de Sta. Cruz. Organizado pelo Departamento de Educação Física da unidade pelos professores Iranildes Ninim, Joseane Oliveira, Lourinaldo Lisboa, Rosemeire e Joseane Oliveira bem como apoio irrestrito da equipe diretiva, o grupo não descansou minutos depois com a abertura oficial dos jogos no ginásio de esportes "Porfírio V. da Silva" às 19h30min.

Convidados do cerimonial esportivo, equipe de professores e funcionários assistiram ali perto da quadra a chegada do escudo do colégio com soldados da ditadura, das porta-bandeiras, da comissão de frente dos jogos internos e das bandeiras dos países da américa latina que representam bem as ditaduras de ontem e hoje. A diretora Ina Valéria fez o discurso oficial de abertura.Daí em diante, vieram o pelotão das forças armadas bem coreografado.  Os soldados ficaram por um bom tempo de prontidão para ouvir o hino nacional e de Poço Verde (apresentação dos alunos do professor Josafá com o projeto "Cordas e sons"); músicas que remetiam ao tempo da ditadura cantadas pelos alunos Andriele, Emerson e Bruna; assistiram ao show de balé;  a equipe feminina de futsal da escola (ganhadora da medalha de bronze nos Jogos da Primavera)  acender a pira. Contudo, não ficaram ali por muito tempo já que a alma dos presos políticos afugentou



um a um, não antes de ver a apresentação da comissão da banda marcial da escola sob a tutela do professor de dança, Hércules.

A ditadura chegava ao fim com a democracia: o movimento tropicália entrou em cena com apresentações de músicas de Raul Seixas como "A mosca". A aluna Elizama cantou um dos grandes sucessos de Elis Regina, ícone da música popular brasileira daquela época. Cartazes encerraram a noite com problemas dos dias de hoje como a fome, miséria….Os jogos seguem até sexta-feira (15) com diversas modalidades esportivas.

CEPJO TRAZ A DITADURA COMO TEMA DO XIV JOGOS INTERNOS Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 09:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.